terça-feira, 13 de abril de 2010

Igreja dá novo tiro no pé

A Igreja católica não para de cometer gafes. Não bastasse acobertar durante anos seus padres pedófilos - com a conivência daquele que hoje responde pelo maior cargo da instituição -, seus membros vira-e-mexe dão declarações equivocadas como a feita pelo número dois do Vaticano, Tarciso Bertone, ao associar pedofilia a homossexualismo.

Pesquisas mostram que a maior ocorrência de casos de pedofilia é entre heterossexuais. Segundo o psiquiatra Álvaro Carvalho, «as pessoas com tendências pedófilas têm tendência a procurar profissões em que há uma aproximação mais provável ou segura de crianças» e, por isso, nas estatísticas internacionais, os sacerdotes em geral estarem entre os grupos com mais pessoas deste tipo.

Se a Igreja católica e as demais igrejas quiserem conquistar mais fiéis, é hora de pararem de rotular as pessoas e começarem a dar bom exemplo.

Toda vez que vou a um casamento, fico pensando como pessoas sem experiência de vida conjugal podem dar conselhos matrimoniais. Não sei como pessoas com algum estudo e percepção aceitam ouvir sermões e argumentos sem sentido, sem discuti-los.

E o mundo vai se destruindo, guiado por sermões ao menos questionáveis: de religiões que pregam o separatismo: "aqueles não são dignos"; que pregam o genocídio: "matem aqueles que representam o diabo"; que pregam o suicídio: "morram para matar o diabo"; que pregam a ganância: "doem seu salário em agradecimento pela benção e para ganhar mais e mais"; que pregam em benefício próprio: "orem, que o livraremos do pecado, em troca, deixem aqui o seu dízimo"; que pregam a ignorância: "a ciência está errada, não usem pílulas, nem camisinhas"; e que pregam a conivência, a complacência e a safadeza: "nossos irmãos pedófilos não sabem o que fazem. Vamos fingir que os afastamos, trocando-os de paróquia".

Nenhum comentário: