sábado, 5 de julho de 2008

O Poder

Poder
s. m.,
o poder seduz, convence, encanta, atrai, provoca, desafia, apraz, regozija, transforma, corrompe, cega, humilha, assoberba, invade, domina, desvirtua, desvia, infla, enche, envaidece, inebria, extasia, anestesia, dessensibiliza, envergonha, choca, decepciona, enoja, repugna, revolta etc.

Lendo essas associações, quem não pensou em homens que vivem da Política?

Política
s. f.,
ciência do governo das nações;arte de dirigir as relações entre os Estados;princípios que orientam a atitude administrativa de um governo;conjunto de objetivos que servem de base à planificação de uma ou mais atividades;fig.,
astúcia;maneira hábil de agir;civilidade.

Há, nesses conceitos, algo que diga que a Política é a arte de governar em prol de quem é governado? Deveriam esses senhores (e, em menor parcela, senhoras) colocar o bem comum como prioridade? Deveriam ter vergonha de desviar verbas? de se beneficiarem ao aprovar projetos em troca de recompensas diversas? Deveriam ter escrúpulos e se sentir culpados por ficarem ricos trabalhando menos e por manter os pobres mais pobres, trabalhando mais?

Democracia
s. f.,
sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder;país em que existe um governo democrático;governo da maioria;sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.

Convenientemente criou-se um termo para fazer crer ao povo que é possível ter vez sendo povo. Onde, no Brasil atual, se vê distribuição eqüitativa de poder? Liberdade de expressão dissociada de poder econômico? Privilégios aos menos abastados?

Fantasia
s. f.,
imaginação;em que há imaginação;obra de imaginação;devaneio, sonho, ficção.

A verdade é que, com nosso conformismo, vivemos a alimentar a fantasia, o “faz-de-conta que está tudo bem”. Podemos até sonhar e esperar que os verbetes utilizados para descrever a situação de nosso querido Brasil melhorem com o tempo, o amadurecimento e a conscientização das gerações futuras. Porém, enquanto o poder estiver em mãos erradas, até nos sonhos, só o que nos resta é lamentar.

29 de maio de 2007

Nenhum comentário: